O Painel “Ensino da Administração: a qualidade necessária” abriu a série de debates que faz parte da programação do Museu de Arte Moderna (MAM),     durante o primeiro dia do XIV Fórum Internacional de Administração.

O responsável por coordenar o debate foi o presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad),

Na sequência, a Diretora de Avaliação de Educação Superior do INEP, Claudia Griboski, falou de todo o sistema de avaliação dos cursos de ensino superior no Brasil, demonstrando em números a importância de uma verificação de aprendizagem, além de falar dos desafios enfrentados atualmente.

“A inovação continua sendo um dos maiores desafios para qualidade do ensino superior no Brasil” destacou Cláudia.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, Stavros Panagiotis, falou sobre como o acesso a tecnologia pode ser um fator decisivo e contribuidor para o aumento da qualidade do ensino da Administração.

“Um conceito a ser debatido é a cidadania digital. Através dela, todas as gerações conseguem se integrar na disseminação de conhecimento, tanto aquele que é um ‘nativo digital’ quanto aquele que não é um expert em tecnologia”, declarou Stavros.

Logo em seguida, a Adm. Adelaide Baêta, coordenadora do Núcleo de Estudos em Ciência,Tecnologia e Inovação da Fapemig/Unifemm, destacou em sua apresentação as mudanças durante os 50 anos da profissão de Administrador e falou da importância de inovar nos mecanismos de ensino, acompanhando as mudanças constantes da atualidade.

O Adm. Mauro Kreuz, diretor da Câmara de Formação Profissional do CFA, reforçou a importância do debate, lembrando que o curso de Administração continua sendo um dos mais procurados nas Instituições de Ensino Superior e que é essencial pensar em mecanismos que visem o futuro da profissão, garantindo melhor qualidade do ensino superior.

O coordenador do debate, Adm. Mário César Barreto Moraes, finalizou o debate desenhando um panorama de todos os temas apresentados e convidando os espectadores a uma reflexão da qualidade de ensino da ciência administrativa no Brasil.