Profissional da Administração é peça-chave na boa gestão de condomínios

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro promoveu a palestra “Desafios da Administração de Condomínios”, com a Adm. Rosely Schwartz, coordenadora do Grupo de Excelência em Administração de Condomínios do CRA-SP. O objetivo da palestra foi mostrar as responsabilidades dos síndicos e administradoras, oportunidades no setor para os profissionais de Administração e a importância de ter um conhecimento multidisciplinar.

Durante sua apresentação, Schwartz defendeu que poder criar um ambiente de harmonia e gerar valorização dos imóveis são alguns bons motivos para se tornar síndico. Ela também destacou que Administração, Direito e Engenharia são os três pilares da área e que devem andar juntos para um bom funcionamento e organização do todo o condomínio.

“Temos que dividir nossa responsabilidade com quem realmente tem competência, como empresas de engenharia e advogados, que têm conhecimento desse mercado. Temos que nos cercar disso, ou ficamos numa corda bamba”, disse, ressaltando que o síndico não deve ‘carregar o prédio nas costas’. Por isso, é essencial deixar claro deveres de todos, além de mostrar para o condômino a importância de se fazer uma pesquisa de mercado na hora de contratar um serviço eficaz.

“Não fiquem com receio de não saber tudo. Nós não sabemos tudo, temos que compartilhar com profissionais que têm conhecimento. Isso que temos que colocar na nossa Administração. Mesmo com a pressão dos condôminos que querem contratar o mais barato e não o mais caro – que tem garantia e conhecimento”, reforçou a Administradora.

De acordo com Schwartz, o gestor de condomínio deve ter integridade, ética, transparência, vasto conhecimento da legislação, planejamento, controle e direção, pois todas essas características são fundamentais para obter uma gestão efetiva e o reconhecimento de todos, principalmente dos moradores, que são diretamente afetados pelas mudanças condominiais.

“Temos que fazer uma previsão de gastos durante a gestão. O que gastou mais ou menos e a justificativa do que deu de diferença. […]. Isso vai ajudar vocês na prestação de contas. É peça fundamental para a nossa gestão, quando a previsão fica muito próximo do realizado”, ressalta a Administradora.

Durante a palestra, foram abordados também assuntos sobre se ter uma boa comunicação com os moradores, legislação e temas do livro “Revolucionando o Condomínio” de autoria da Adm. Rosely Schwartz.

2018-11-23T13:45:08+00:0021/11/2018|Categorias: Últimas Notícias|

APRESENTAÇÕES DISPONIBILIZADAS

Página dedicada em disponibilizar apresentações de palestras e eventos, realizados pelo CRA-RJ.

Saiba mais 

LINKS ÚTEIS

Página dedicada em disponibilizar links úteis e importantes, que auxiliem na busca por informações.

Saiba mais 

SALA DE IMPRENSA

AdministrAção Digital, CRA-RJ na Mídia, Galeria de Fotos …

Saiba mais 

FAQ – Perguntas Frequentes

Página dedicada em disponibilizar perguntas e respostas, que possam auxiliar na busca por informações.

Saiba mais 

Menu Principal