O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro tem disponibilizado em seu portal de transparência o Mapa Estratégico para o ano de 2016, bem como os planos de trabalho dos anos anteriores. No documento estão descritos os planos do CRA-RJ para conduzir processos, melhorar seus resultados em prol dos estudantes, Administradores e Tecnólogos em Gestão e outros itens.

Entre as metas estabelecidas estão a expansão da Universidade Corporativa do Administrador, valorização do profissional de Administração, além de estímulo à publicação de livros e pesquisas que contribuam para o engrandecimento da Ciência da Administração.

Para o consultor Adm. Leonardo Faletti, especialista em planejamento estratégico, essa estruturação disseca a organização e permite enxergar os melhores caminhos para o alcance de objetivos, corrigir as fraquezas e capitalizar as forças, bem como aproveitar as oportunidades que se apresentam em todos os contextos.

“É importante que o nível estratégico da organização esteja alinhado ao seu conjunto de valores e às suas percepções para que possam discutir como está o ambiente que ela está inserida e como ela se encontra. A partir daí, nasce o planejamento para definir onde a empresa deseja estar dentro de um determinado prazo”, explica o Administrador.

A sustentabilidade também é destaque no planejamento do CRA-RJ. O objetivo é adotar medidas que minimizem os custos em energia e uso do papel, que já podem ser notados em resultados, haja vista que os processos antigos estão sendo digitalizados e os novos procedimentos já são realizados digitalmente.

Faletti ressalta também a necessidade de acompanhamento de cada etapa do processo proposto, não bastando investir apenas em planejamento ou execução pura e simples.

“É preciso planejar, implementar o que foi definido e monitorar os resultados, para que na medida das necessidades, possam ser feitos os ajustes necessários para que aqueles objetivos sejam alcançados”, pontua.

Acesse o Mapa Estratégico do Conselho e muito mais no Portal CRA-RJ Transparência.