A Resolução Normativa 02/68 da Junta Executiva do Conselho Federal de Técnicos de Administração (atual CFA) decretou a instalação de 10 Conselhos Regionais de Técnicos de Administração (CRTA), dentre eles o atual CRA-RJ. Por isso, iniciamos essa série literalmente no começo de tudo, o surgimento do CRTA – 7ª Região: Estados: Guanabara, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A profissão havia sido regulamentada há pouco mais de dois anos com a Lei 4769/1965, após muitas reinvindicações de um grupo integrado por profissionais dos setores público e privado, dirigentes de organizações, docentes e formandos das IES de ensino da Administração, entidades de classe e associações representativas da profissão. A luta sempre encabeçada pelo Adm. Belmiro Siqueira, que viria a tornar-se o Patrono da Profissão.

A primeira sede do CRTA – 7ª Região foi em uma sala no Ministério do Trabalho do Rio de Janeiro e o primeiro presidente eleito foi o Adm. Albino Nogueira de Faria. Somente na década de 80, foi conseguida a emancipação do atual Conselho Regional de Administração do Espírito Santo, que se deu em decorrência da luta dos Administradores dos dois estados pela autogestão capixaba. Segundo as palavras do presidente da época, Adm. Wagner Siqueira, o fato de os espírito-santenses serem representados junto com os fluminenses, prejudicava o fortalecimento da identidade local, diluída entre um grupo maior. Assim, primeiro foi criado um Conselho Provisório e depois de mais esforços, o Espírito Santo se tornou o CRTA – 14ª Região.

Quanto ao nome

Somente em 13 de junho de 1986, foi sancionada pelo então presidente José Sarney a Lei nº 7.321, pela qual os Técnicos de Administração passam a se chamar Administradores. O CFTA tornou-se Conselho Federal de Administração (CFA) e o CRTAs viraram Conselhos Regionais de Administração (CRAs). Essa mudança vinha sendo reivindicada pela categoria há algum tempo. Com isso, surgiu a nomenclatura Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, que já havia feito e ainda viria a fazer muito mais pelo Brasil.

Veja aqui a Resolução Normativa Oficial de criação do CRA-RJ

Continua amanhã…