Fórum CFA de Gestão Pública abriu um novo olhar sobre a Administração nacional

Hoje (8), foi o último dia do 1º Fórum CFA de Gestão Pública, promovido pelo Conselho Federal de Administração, com o apoio do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de importantes personalidades, nacionais e internacionais, que trabalharam 16 temas, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília.

Em sua apresentação, o Adm. Wagner Siqueira falou sobre “O exercício de Política e Poder no redesenho da gestão do Estado” – Representação, influência, entregas e responsabilidades públicas. Entre outras questões, ele abordou os conflitos dentro das sociedades no que tange às relações entre instituições e costumes de uma nação, as quais podem ser boas ou más e uma equilibra a outra. Porém, se ambas forem coisas más, a população entra em ruína.

Foto: CFA

“A gente sempre ouve que a educação resolve tudo, mas vimos nesses dias de fórum que não é sempre assim. Porque não podemos esquecer que tanto as regras formais (instituições) quanto as informais (costumes) podem educar,deseducar ou perverter. Não podemos perder essa perspectiva, pois a partir do entendimento desses paradoxos, compreendemos as crises do nosso tempo. Não me refiro unicamente ao Brasil, mas neste momento foco nele e na crise em que vive de corrupção generalizada e escassez de lideranças”, disse Siqueira.

No encerramento do Fórum, o presidente do CFA agradeceu aos envolvidos na realização do evento e aos expectadores presentes e internautas. Ele destacou que o Fogesp nunca acabará, pois o legado permanecerá vivo como precursor de uma chamada à conscientização do papel do profissional da Administração na gestão pública de qualidade.

“Vamos fazer um resumo que das diferentes palestras, conferências e das observações brilhantes que pudemos constatar. Precisamos concretizar essas ideias inovadoras e tão atuais. Vamos criar um grupo para ver como podemos extrair tudo de bom que foi apresentado aqui, para que a gente possa fazer disso uma ferramenta que vai facilitar a vida profissional de todos que participaram com a gente”, disse.

O presidente do CRA-RJ Adm. Leocir Dal Pai parabenizou o Adm. Wagner Siqueira e toda a equipe do CFA pela realização do Fórum, bem como os profissionais e estudantes da Administração pelo engajamento presencial e online. Dal Pai foi o moderador do painel “A pirâmide invertida no pacto federativo – As melhores soluções vêm de onde estão os problemas”, apresentado pela prefeita de Pelotas –RS Paula Mascarenhas, no segundo dia de evento.

Para ele respeitar os municípios e seus gestores é de extrema importância para que as demandas da população sejam supridas de forma mais satisfatória, porque os problemas ocorrem nessa esfera, as questões federais seriam o resultado das questões enfrentadas pela base piramidal da gestão pública.

Foto: CFA

“Infelizmente, o que vemos é uma estrutura injusta, onde o município assume mais responsabilidades com saúde, educação e, principalmente, segurança. Na década de 80 ou 90, por exemplo, não víamos guardas municipais por aí, ou seja, foram atribuições delegadas aos municípios para resolver problemas pontuais e importantes em um determinado momento. Porém, as soluções reais estão longe e os prefeitos têm realizado caravanas, buscando mais recursos do sujeito que poderia ajudar mais”, disse Dal Pai.

Ainda durante o evento, foram realizados sorteios de ingressos para o XXVI Encontro Brasileiro de Administração (Enbra), que também é uma realização do CFA em parceria com o CRA-RJ.

O evento acontecerá entre os dias 6 e 8 de agosto, no Centro de Convenções da Bolsa do Rio – próximo à Praça XV. Acesse o site enbra2018.cra-rj.adm.br e faça a sua inscrição.

2018-06-12T09:43:50+00:0008/06/2018|Categorias: Notícias 2018, Últimas Notícias|

APRESENTAÇÕES DISPONIBILIZADAS

Página dedicada em disponibilizar apresentações de palestras e eventos, realizados pelo CRA-RJ.

Saiba mais 

LINKS ÚTEIS

Página dedicada em disponibilizar links úteis e importantes, que auxiliem na busca por informações.

Saiba mais 

SALA DE IMPRENSA

AdministrAção Digital, CRA-RJ na Mídia, Galeria de Fotos …

Saiba mais 

FAQ – Perguntas Frequentes

Página dedicada em disponibilizar perguntas e respostas, que possam auxiliar na busca por informações.

Saiba mais 

Menu Principal