Por Josué Amador – Jornalista

O coronel do Exército Brasileiro Hélio Vieira Guerra, que está nas Forças Armadas há 40 anos e há aproximadamente 15 anos atua na área Administrativa, registrou-se no Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ). Ele, que atualmente também está como diretor patrimonial do Clube Militar – a Casa da República, chamou a atenção para a diferença que faz uma boa gestão em instituições militares.

“Eu vejo o registro no Conselho Regional de Administração como de suma importância, porque na profissão do militar, depois de um certo tempo, nós praticamente largamos a atividade operacional e somos direcionados às atividades administrativas. […]. No âmbito da minha instituição, Exército Brasileiro, ela [Administração] é bastante cobrada, através dos órgãos de controle internos e externos, porque nós não trabalhamos com numerário, mas apenas com crédito, e isso nos leva a uma conduta quase inquestionável. Não podemos cometer erros porque os órgãos e o controle estão sempre nos observando”, declarou.

Guerra, ainda contou como se apaixonou pela Administração e sobre a importância de se compreender que a Gestão Pública administra bens completamente alheios, ou seja, a responsabilidade é ainda maior.

“Ao longo desses últimos 10 anos, eu exerci várias funções administrativas. No início, com um pouco de receio, mas depois, fui ganhando a confiança e estudando, então, vi que era uma atividade extremamente interessante e de suma relevância. Com isso eu fui me apaixonando pela atividade Administrativa, pesquisei mais amiúde e me tornei um admirador dessa atividade como um todo. [Sobretudo] Temos que ter em mente que nós trabalhamos, na realidade, com recursos que não são nossos, que envolvem vidas humanas e uma logística bem diferenciada”, disse o coronel.

Militares diplomados em Cursos de Formação de Oficiais da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Aeronáutica, equivalentes ao bacharelado em Administração, que ainda não se registraram no CRA-RJ, podem acessar o Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (Sifa), realizar o pré-cadastro e agendar o dia de comparecimento ao Conselho para a entrega da documentação original e retirada da Carteira de Identidade Profissional. Eles estão amparados pela Resolução Normativa nº CFA Nº 547, 31 de outubro de 2018.