Existem aqueles que estudam e trabalham. Os que fazem estágio. Aqueles que acabaram de se formar e já estão em plena atividade. Ou então, aqueles que por trabalharem em determinada área resolvem ter além da experiência a formação profissional. Não convém diferenciar a situação, o que é preciso referenciar é a importância do Jovem Profissional para o desenvolvimento do Brasil e de suas organizações. Por isso, é comemorado hoje, dia 24 de abril, o ‘Dia do Jovem Trabalhador’.

De acordo com a amostragem da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 28% da população do Rio de Janeiro entre 15 e 24 anos é economicamente ativa, ou seja, são um importante instrumento econômico para o desenvolvimento do Estado. No entanto, não é tão fácil atuar concomitantemente nas duas frentes: estudar e trabalhar.

Para o Adm. Wagner Siqueira, presidente do CFA e conselheiro federal pelo Rio de Janeiro, esta realidade é cada vez maior dentro dos cursos de Administração e áreas ligadas à gestão. O empenho do futuro profissional pode ser considerado motivo de orgulho, mas é preciso estar ciente que a dedicação à formação acadêmica é imprescindível.

“Sabemos que em inúmeras situações, o futuro profissional de Administração precisa estudar, trabalhar e dar conta de responsabilidades sem fim. No entanto, é vital que cada um deles entenda que o desenvolvimento de competências de longo prazo, requeridas pelo mercado, somente podem ser concebidas sobre uma ampla base de educação geral para preparar o profissional competente, o cidadão socialmente responsável e o Administrador qualificado, polivalente, generalista, comprometido com o bem-estar coletivo”, analisa o presidente, lembrando que a juventude tem muito para acrescentar ao mercado de trabalho.

Para conquistar esse conjunto de aptidões, o CRA-RJ enumerou uma série de dicas para essa conciliação desafiante de estudos e trabalho:

– Seja disciplinado em todas as áreas. A boa disciplina é imperiosa para o sucesso acadêmico e profissional;

– Divida de forma adequada os momentos de estudo, trabalho e lazer (sim, o lazer é muito importante para a qualidade de vida de todos nós);

– Aproveite o seu tempo da melhor forma possível. Passa muito tempo no trânsito? Que tal uma aula online na UCAdm sobre uma matéria que tem dificuldade? (veja mais sobre isso abaixo);

– Conte com o máximo de apoio possível, seja da família, de amigos ou do cônjuge;

– Aprenda a abrir mão de algumas tarefas, seja no trabalho em grupo, seja no emprego. Lembre-se sempre de que não pode fazer tudo sozinho! Isso nos leva ao próximo tópico…;

– Respeite seus limites! É fundamental para que consiga desempenhar todas as atividades que são propostas. Se passar da sua demarcação, acenda o sinal vermelho!

– E, finalmente, tenha sempre em mente que todo o esforço valerá a pena. E se você está se disponibilizando a passar por essa dificuldade é porque há uma linha para cruzar. E você quer muito chegar lá.

 

Ensino a distância

Como o tempo acaba sendo um recurso altamente escasso para o estudante e jovem trabalhador, o ensino a distância é uma opção de extrema importância. Nesse quesito, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro disponibiliza, de forma gratuita, para os alunos que possuem a Carteira Especial de Estudante na validade e para os profissionais registrados em dia com o Conselho, mais de 250 cursos na Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm).

A plataforma, totalmente online, congrega 23 áreas de ensino, como RH, Matemática, negócios e gestão. Além das vantagens de fazer seu próprio horário, o aluno receberá um certificado de conclusão no final dos módulos, de acordo com o rendimento que tiver, e ainda economizará dinheiro para outras atividades.

A Biblioteca Virtual do CRA-RJ também é uma excelente opção do ensino a distância. Nela, você encontra centenas de obras originais em seu acervo, como Documentos Históricos da Administração; Revistas do Serviço Público (Dasp); Textos Clássicos, como ‘O Ônus das recompensas’, de Edward L. Deci; ‘O velho turco sabido’, de Frederick Herzberg; ‘Minha vida na General Motors’, de Alfred P. Sloan Jr.; ‘A psicologia na organização’, de Edgar H. Schein; entre outros. Também estão disponíveis obras como ‘Limites aos excessos do capitalismo’ e ‘Avaliação de desempenho’, do Adm. Wagner Siqueira; ‘Suicídio e trabalho – O que fazer?’, de Christophe Dejours, ‘Educação ambiental’, do Adm. Nelson Mello e Souza; ‘Uma introdução ao histórico da organização racional do trabalho’, de Guerreiro Ramos; além de livros sobre temas como Terceirização, Empresa Familiar e o Manual de Perícia do Administrador.

Outro ponto que pode ser aprimorado através do EaD são os idiomas, que já foi um diferencial na vida de quem desejava romper as fronteiras físicas e culturais em busca de novas experiências, aquisição de conhecimento e bens intelectuais ou materiais ao longo dos anos. Mas a realidade mudou com o avanço da globalização e das comunicações. Hoje, dominar outra língua não é mais um diferencial. Na verdade, tornou-se fundamental, quer seja para viajar, conquistar mercados mundiais ou conseguir recolocação no mercado de trabalho.

Alguns cursos também estão disponíveis na UCAdm. Ou, se preferir, o estudante pode complementar o aprendizado em plataformas diversas como YouTube, Vimeo, Italiano na Web, entre muitos outros, que disponibilizam aulas gratuitas e proporcionam interação com outros estudantes da língua em questão. Há também os aplicativos destinados a auxiliar nos estudos e treinos como, por exemplo Duolingo, Babbel e BBC Learning English.