Projeto Gesae/CFA, sobre água e esgoto, é tema de Debate Qualificado

A nova empreitada do Conselho Federal de Administração para auxiliar os profissionais da área pública na gestão administrativa é o Sistema de Governança e gestão estratégica de água e esgoto (Gesae/CFA). O projeto foi apresentado pelo Adm. José Antônio Chaves em um Debate Qualificado durante a Assembleia de Presidentes do Sistema CFA/CRAs realizada no Rio de Janeiro, nos de 23 e 24 de novembro.

Para Chaves, consultor em diversos Programas Financiados pelo Banco Mundial no Brasil e no exterior, este é um importante projeto, aos moldes do IGM/CFA, que visa trazer importantes dados sobre o saneamento brasileiro, suas questões relativas à gestão e como o Administrador/Gestor deve lidar com um tema tão vital para o desenvolvimento da sociedade.

“O problema está no equilíbrio de interesses entre a tríade cidadão, empresa concessionária do serviço e o governo, sendo que nessa relação há muitos riscos. Risco de alteração de tarefa, risco de abuso de monopólio, risco de quebra de contrato, entre outros”, sustentou o especialista, afirmando ainda que é preciso buscar os padrões de governança a fim de melhorar todas as nossas instituições; e também enxergar o Administrador público não pela Administração tradicional, mas pela governança, que é calcada na transparência.

A regulação da área de água e esgoto é tão técnica que foram necessários 70 indicadores a serem analisados pelo Gesae/CFA, a fim de conseguir fazer as comparações de performance, gestão e estratégia.

“Esse leque de indicadores nos permite enxergar a eficiência da chamada ‘água de resultados’, muito importante para o trabalho de todo gestor público que lida com governança, gestão e planejamento”, salientou o Administrador, lembrando que grande parte do projeto será disseminada a partir da educação continuada na Universidade Corporativa do Administrador, o que disponibilizará o tema para todo país.

Em breve, você poderá ouvir ou assistir à palestra completa na Rádio ADM RJ ou na CRA-RJ Play.

X