O CRA-RJ recebeu a primeira reunião itinerante da Comissão Permanente do Programa de Desenvolvimento dos CRAs (Proder). O encontro aconteceu no dia 1º de junho, no Plenário Adm. Abílio Thomaz de Freitas. Estiveram presentes os conselheiros federais Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha (CRA-PI), Adm.  Ruy Pedro Baratz Ribeiro (CRA-RS) e Adm. André Luis Saoncela da Costa (CRA-RO), além dos presidentes de CRAs Adm.  Amilcar Pacheco dos Santos (CRA-PR) e Adm. Hélio Tito Simões de Arruda (CRA-MT). O programa tem a característica de apoiar os regionais que mais precisam para mantermos o nivelamento mínimo entre todos os conselhos.

“Completamos ano que vem 20 anos de Proder e nos preparamos para fazer um estudo, uma análise para saber o que esse tempo representa em termos de crescimento. Além disso, essas reuniões itinerantes irão servir para verificar in loko o acontecer desse programa em cada um dos Conselhos que o utiliza”, salientou o vice-presidente do CFA e coordenador do Proder Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha, salientando ainda a importância da tecnologia para a fiscalização e o dia a dia dos Conselhos.

Para o Adm. Ruy Baratz, o CFA como núcleo central do Sistema CFA/CRAs deve promover a possibilidade do desenvolvimento da carreira do Administrador e o Proder serve para isso.

“Este programa serve para oportunizar os 27 regionais a promover a fiscalização, a capacitação de funcionários e registrados, além do desenvolvimento programado daquilo que os regionais pretendem”, enumerou o diretor da Câmara de Administração e Finanças do CFA.

Já o Adm. Amílcar Pacheco ressaltou que o CRA-RJ tem feito um trabalho significativo para o Proder, repassando tudo o que investiu e deu certo para o desenvolvimento dos outros regionais. Inclusive, explicando que este ano parte do efetivo do programa será para o desenvolvimento dos sistemas tecnológicos.

“Isso já está sendo feito em quatro estados iniciais e logo depois será expandido para outros nove. Isso vai ser o futuro do Sistema CFA/CRAs. Esta integração que vai acontecer entre os diversos CRAs, patrocinado pelo CFA e sob a customização do CRA-RJ vai ser o que dará um passo avante em nível de futuro, onde todos poderão trabalhar integrados e, principalmente, com os controles necessários para o bom andamento da gestão”, finalizou o presidente do CRA-PR.