IV Encad de RH discute a valorização das pessoas nas organizações

Para discutir os principais desafios e as estratégias da gestão de pessoas,

O Encad deste ano contou com três palestras: “O Despertar dos Líderes Integrais – Um Caminho na Nova Liderança do Século XXI”, ministrada por Wanderlei Passarella; “As pessoas em Primeiro Lugar: Emprego e Trabalho Decente”, apresentada pela Adm. Eliane Toniasso”; e “O Desenvolvimento do Potencial Humano”, conduzida pelo Adm. Jarbas de Almeida Mattos.

O professor Clóvis Pereira, assessor de relações acadêmicas do CRA-RJ, esteve presente representando o Conselho, na cerimônia de abertura.

“Este evento está acontecendo graças à Comissão Especial de RH do CRA-RJ, que se destaca por seu trabalho incessante. É muito importante um encontro como este para valorizar essa atividade e contribuir para o aprimoramento das competências profissionais”, disse.

O Adm. Luis Henriques da Silva, coordenador da Comissão Especial de RH, também falou das atividades que desenvolvem e da importância do Encad.

“Com a Comissão, trabalhamos a ampliação da percepção da sociedade e do Administrador dentro do contexto social. Esse encontro tem por intuito mostrar que qualquer organização só funciona porque é composta por pessoas e são os tecnólogos atuantes em RH os responsáveis pela valorização do próximo”, explicou.

Ressaltando as atividades do CRA-RJ em prol da evolução da categoria Administrativa, o Adm. Jarbas Mattos, assessor do diretor-geral dos Correios, falou sobre a parceria que desenvolveram.

“Queremos reafirmar a parceria com o CRA-RJ que já existe há algum tempo. Muitas organizações querem promover encontros nesse auditório, mas somos bastante seletivos. Não é a primeira vez que os Correios cedem o espaço para o Conselho do Rio e com certeza não será a última”, discursou.

As palestras

O palestrante Wanderlei Passarella focou sua apresentação na definição do que são os líderes integrais e quais são seus deveres.

 “Devemos integrar o paradoxo de saber que temos um lado grandioso e um lado insignificante e assim definir um sentido para nossa trajetória. Na verdade, somos eternos aprendizes e precisamos ser humildes para encarar os desafios de liderar a nós mesmos e as vezes à outras pessoas”, ressaltou Passarella, que ainda explicou qual a função dos líderes integrais:

 “Um líder integral deve entender o contexto em que atua e suas relações intrapessoais. O foco deve ser no todo, tanto no comportamento das pessoas, quanto nas práticas e tarefas. Tudo deve estar integrado. Confiar e passar confiança para funcionários e parceiros é fundamental, torna-se uma questão ética”, ensinou.

A Administradora Eliane Toniasso iniciou sua apresentação com a discussão de ações essenciais para alcançar objetivos.

“Nunca deixe seus relacionamentos em segundo plano. Processos não podem ser mais importantes que pessoas. Dedique-se de forma absoluta para obter os resultados que almeja, mas não desrespeite o próximo, porque uma relação saudável pode reverter situações conflituosas e a sabedoria transformar-se em conhecimento”, sintetizou.

A palestrante falou sobre o descaso de alguns cidadãos com a política e a diminuição da hierarquia, saudando as empresas que estabelecem um plano de cargos, carreiras e salários justos.

 “Se aquele que estiver no alto juntar-se com quem está embaixo, as decisões têm mais chance de darem certo. Os gestores devem dialogar com seus funcionários e colocar as pessoas em primeiro lugar. Quando uma instituição se comporta assim e é justa com as recompensas e reconhecimento profissional, então há um emprego e trabalho decente”, concluiu.

Após a palestra de Toniasso, a Adm. Rosângela Arruda, membro da Comissão Especial de RH do CRA-RJ, realizou uma dinâmica com o público para preparar um ambiente descontraído.

Seguido da atividade, o Administrador Jarbas Mattos palestrou sobre o desenvolvimento humano e iniciou sua fala sobre o cotidiano das pessoas no mundo globalizado.

“Eu vejo muita desistência de ideais, porque as pessoas simplesmente desacreditam se veem um obstáculo pela frente. Temos que selecionar o que é importante para nós, mesmo com a overdose de informações que recebemos por diversas plataformas. E o que é mais importante, sem dúvidas, é viver perto das coisas que amamos e fazemos com prazer”, disse.

Neste gancho, o palestrante abordou fatores fundamentais para o sucesso, não apenas financeiro.

“Transforme seu trabalho em uma fábrica de conhecimento para que o salário não seja uma indenização e sim uma valorização. Não se pode fazer do trabalho uma ferramenta de tortura e sim envolver-se de bom grado. É isso que incentiva seu potencial humano”, elucidou.

Mattos também destacou a relevância do olha humanitário dos líderes nas empresas.

“Fala-se muito da excelência das organizações, mas pouco da excelência humana. Os líderes precisam pensar no que sentir e sentir o que pensam, porque algumas conquistas na vida se distanciam em algum momento e o fio selador dessa aproximação é a superação humana”, finalizou.

DSC03668 DSC03669 DSC03671 DSC03674 DSC03676 DSC03682 DSC03683 DSC03686 DSC03691 DSC03693 DSC03694 DSC03695 DSC03696 DSC03698 DSC03707 DSC03710 encad1

2016-01-22T15:37:14+00:0029/11/2013|Categorias: Notícias 2013, Últimas Notícias|Tags: , , , |

APRESENTAÇÕES DISPONIBILIZADAS

Página dedicada em disponibilizar apresentações de palestras e eventos, realizados pelo CRA-RJ.

Saiba mais 

LINKS ÚTEIS

Página dedicada em disponibilizar links úteis e importantes, que auxiliem na busca por informações.

Saiba mais 

SALA DE IMPRENSA

AdministrAção Digital, CRA-RJ na Mídia, Galeria de Fotos …

Saiba mais 

FAQ – Perguntas Frequentes

Página dedicada em disponibilizar perguntas e respostas, que possam auxiliar na busca por informações.

Saiba mais 

Menu Principal