O professor e Adm. Luiz Henrique Santos e Silva, membro da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ, e a Adm. Rita de Cássia Borges Lima, mestra em Administração, participaram do quadro ‘Papo de Marketing’, onde debateram sobre as estratégias de Marketing desenvolvidas pelos segmentos de estética, saúde e bem-estar para atrair e fidelizar novos clientes.

Segundo os profissionais, a expansão deste segmento é um fenômeno recente, tendo início principalmente a partir deste século. Com a difusão de novas tecnologias, a informação passou a ser um elemento cada vez mais importante dentro da disputa pelo mercado, que se tornou mais competitivo e exigente quanto à qualidade e à exclusividade dos produtos. A partir disso, as empresas deste ramo passaram a ampliar o investimento no setor de marketing, com o intuito de trabalhar e desenvolver suas diferentes estratégias para conquistar seu público-alvo.

Para a Adm. Rita de Cássia, o fato do segmento de estética, saúde e bem-estar oferecer uma gama de produtos diferenciados, personalizados ao gosto de cada pessoa, ajuda na elaboração das estratégias de marketing das empresas. Segundo Rita, um dos principais meios de divulgação dos conteúdos de marketing dentro do mercado consumidor tem sido a divulgação por plataformas de comunicação digital.

“Essa conectividade de hoje em dia faz com que as empresas queiram conhecer quem é esse consumidor que está falando comigo, com quem eu posso falar de forma diferente, o que ele pensa a respeito do meu produto. Eu preciso realmente ir a fundo, ir no detalhe, entender que tipo de promoções, produtos ou ferramentas que são necessárias para atrair cada vez mais esse consumidor’, afirmou a profissional.

Ao falar sobre a congruência das atividades dos profissionais de Marketing com as funções do Administrador, o Adm. Luiz Henrique afirmou ser o Marketing uma das atividades presentes no universo de funções que o profissional precisa entender para realizar uma boa gestão, destacando o crescimento contínuo e o fator novidade como características que tornam o segmento bastante atraente para diferentes profissionais.

“As ferramentas, as ações criadas pelo marketing e o planejamento para poder colocar em prática as estratégias de uma empresa no mercado visam criar diferenciais frente à concorrência, sendo utilizado em larga escala no segmento de estética, saúde e bem-estar. Dentro dessa engrenagem, o Administrador tem um papel fundamental na análise desse processo, mesmo que indiretamente. Há uma tangibilidade não só entre a Administração e o Marketing, mas com diversos outros setores’, destacou Luiz.

A entrevista completa se encontra disponível no site da TV CRA-RJ Play e da Rádio CRA-RJ.