A palestra “Educação financeira no trabalho assegura melhores resultados” reuniu dezenas de participantes na sede do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro,

“O brasileiro desconhece os princípios básicos de finanças e investimentos, por isso, aplica-se tanto dinheiro na poupança. É preciso buscar informação sobre outras aplicações, apenas desta forma, é possível tomar melhores decisões”, explicou o Adm. Adenias Gonçalves Filho.

O palestrante falou ainda sobre o uso consciente do dinheiro e o consumo consciente.  “Parte da população vivei a época de altas taxas de inflação e tem o hábito de comprar um determinado produto porque ele está em promoção. No final das contas esse consumidor está perdendo dinheiro porque o prazo de validade pode chegar ao fim e o produto não ter sido usado”, exemplificou o Adm. Adenias Gonçalves.

Os juros também foram abordados durante a apresentação. “Os consumidores devem ter cautela quando ouvem o termo sem juros, pois eles estão embutidos no valor. O acúmulo de parcelas no cartão deve ser evitado, as compras a vista devem ter a preferência de escolha”, garantiu ele.

Além disso, o Administrador relacionou o endividamento do colaborador e a produtividade. “O funcionário fica preocupado com as contas, adoece e falta com mais frequência. A relação dele com os outros membros da equipe também muda”, avaliou o palestrante.

Adm. Adenias Gonçalves Filho explicou que os Adminsitradores devem ficar atentos a qualquer mudança comportamental e buscar soluções humanizadas para situações semelhantes. A palestra estará disponível, em breve, no site da TV CRA-RJ e da Rádio CRA-RJ.