O Plenário | CRA-RJ – Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro
Live Chat Software

Voltar para página anterior

O Plenário

Conselheiros Efetivos
Presidente

Adm. Jorge Humberto Moreira Sampaio

  • Mini Currículo


    Consultor em Gestão Pública e Licitação. Subsecretário de Gestão Pública da Secretaria de Administração da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro de 2005 a 2009. Assessor Especial da Presidência do Riocentro. Assessor Especial da Secretaria Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. Ocupou cargos de direção na Cerj, Cehab e no Iperj. Conselheiro titular pelo Rio de Janeiro no Conselho Federal de Administração, ocupando o cargo de Diretor de Fiscalização de janeiro de 2015 a maio de 2016; vice-coordenador da Comissão Permanente eleitoral do CFA entre janeiro de 2015 e maio de 2016; coordenador da Comissão Especial de Ação Parlamentar do CFA entre janeiro de 2015 e dezembro de 2015; vice-coordenador da Comissão Especial de Ação Parlamentar do CFA entre janeiro de 2016 e maio de 2016. Em 2009 exerceu os cargos de membro da Câmara de Administração e Finanças e membro da Comissão Especial de Análise de Seguros em Geral e Previdência Privada do CRA-RJ.

Vice-Presidente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

Adm. Leocir Dal Pai

  • Mini Currículo


    Doutor em Administração (Universidad Nacional de Rosario – UNR – Argentina), Mestre em Administração (Universidade Federal Fluminense – UFF), Especialização em Supervisão Escolar (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), em Sistemas de Informações (UFF) e em Aplicações Militares (Escola de Administração do Exército – Bahia), em Administração Pública (Universidad ESAN – Lima – Perú), cursou o Programa Superior de Administração do Exército do Perú (Escuela de Intendência – Lima – Perú), Aperfeiçoamento de Oficiais (Escola Aperfeiçoamento de Oficiais – Exército Brasileiro – RJ) e é bacharel em Administração e Ciências Contábeis (UFF). É coronel do Exército, do quadro de Administradores, sendo oriundo da primeira turma de oficiais da Escola de Administração do Exército; coordenador do Curso de Administração da Universidade Salgado de Oliveira (Niterói – RJ); consultor Ad Hoc do Min. da Educação (INEP); foi Conselheiro Federal Suplente pelo Estado do RJ e ex-conselheiro do CRA-RJ

Vice-presidente de Administração e Finanças

Adm. William Pinto Machado

  • Mini Currículo


    Formado pela FGV em 1971. Mestre em Gestion des Collectivités Publique, Curso de Doutorado de Estado em Gestão de Organizações Públicas Université Paris IX Dauphine. Especialização em Administração de Empresas, Institut International D’Administration Publique de Paris-I.I.A.P./ENA. Atua na Universidade do Estado do Rio de Janeiro como Professor da Faculdade de Administração e Finanças-FAF e na Faculdade de Ciências Econômicas, desde 1979, Sub-reitor de Administração e Finanças-1986/88; chefe de Departamento Ciência Administrativa da UERJ 1996/98; e conselheiro do Conselho Universitário da UERJ, representante da Faculdade de Administração e Finanças 1999/2003. Consultoria de Organização. Ministère de l’Environnement – França Estágio na Diretoria de Planejamento Ambiental, estudos de Impacto Ambiental, Parques e Reservas Nacional “La Camargue”, 1982. Núcleo Superior de Estudos Fazendários NUSEF. Diretor Substituto da UFRJ entre 1992/95. Coordenador de Estudos Projetos entre 1992/ 95.

Vice-Presidente de Educação, Estudos e Pesquisas

Adm. Miguel Luiz Marun Pinto

  • Mini Currículo


    Mestre em Sistemas Integrados de Gestão pela UFF, Administrador de Empresas pela UGF, é professor da Unisuam, Ucam e IBMR além de ter trabalhado em várias IES como coordenador dos cursos de administração, Marketing e Tecnólogo em Gestão de RH – Conselheiro Suplente no período de 2011/2014. Membro da comissão de educação e coordenador da comissão de Marketing do CRA-RJ.Foi sócio diretor da MCTur – turismo É membro da Comissão de Assessores do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2012 da área de Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos Autor dos seguintes livros: Fundamentos de Administração no Turismo, Marketing no turismo e A Organização Informal e seus reflexos na segurança do trabalho.
Vice-Presidente de Fiscalização Profissional

Adm. Marco Aurélio Lima de Sá

  • Mini Currículo


    Administrador, Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios e em Ciências Gerenciais, pós-graduado em Docência do Ensino Superior. Delegado e Representante da Casa do Administrador Centro-Sul-Fluminense do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro. Coordenador do curso de Administração da Faculdade Sul Fluminense. Funcionário público municipal em Volta Redonda. Secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos do Município de Miguel Pereira. Mestre, atuando como docente em cursos de Administração e tecnológicos na Faculdade Sul Fluminense e na UNIABEU – Centro Universitário tendo atuado também em outras Instituições de Ensino Superior da região sul do estado. Vida profissional voltada para planejamento, elaboração e desenvolvimento de novos projetos e programas na busca de novos desafios. Anteriormente, mandatos como Membro Suplente do Conselho Federal de Administração e do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro.

Vice-Presidente de Registro Profissional

Adm. Elizabeth da Costa Bastos

  • Mini Currículo


    Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade do Grande Rio (1994). É especialista em Gestão pela Qualidade Total pela UFF (2006). Mestrado (desde 2013 – em andamento) pela Universidade Estácio de Sá. Iniciou sua carreira profissional como Analista de Operações na empresa SATA- Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos. Atuou como gestora da área de relacionamento com Clientes na Rio Sul Linhas Aéreas e como gestora de comunicação interna na VEM – Manutenção e Engenharia S/A. Na administração pública, trabalhou em projetos voltados a Desenvolvimento Organizacional no Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro. E atualmente, é administradora na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. É também professora na UNIGRANRIO.

Adm. Wallace de Souza Vieira

  • Mini Currículo


    Presidente do Instituto de Administração do Rio de Janeiro (IARJ) e um de seus criadores. Foi conselheiro do CRA-RJ entre os anos 1991/2003, exerceu mandato de vice-presidente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional no biênio 2007-2008. Foi presidente da Instituição no biênio 2009-2010 e novamente conselheiro em 2011-2014. Além de Administrador, tem graduação em Ciências Biológicas; Direito; formação psicanalítica com especialização em Análise Institucional (Ibrapsi); pós-graduado em Gerência Geral (PUC/Rio) e especializado em Administração de Centros de Educação Profissional e Coorporativa no Centre for Advanced Technical and Vocational (ONU-OIT/Itália). Foi diretor de Recursos Humanos e Organizacionais e presidente da Cia. Brasileira de Trens Urbanos; diretor de Administração da Rede Ferroviária de Seguridade Social e chefe do Departamento Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Adm. Reginaldo Souza de Oliveira

  • Mini Currículo


    Analista de Gestão, Administrador CBTU/AC Cia Estadual de Engenharia, Transporte e Logística – Central Logística. Analista de segurança. Banco Bozano, Simonsen Banco Real Banco do Comercio e Indústria de São Paulo Banco Residência Empresa Brasileira de Filmes – Embrafilme.

Adm. Edson Fernando Alves Machado

  • Mini Currículo


    Formado pela UFF, atuou em empresas privadas, terceiro setor e na área pública (direta e indireta). Já foi diretor da Federação Interestadual de Sindicatos de Administradores (Fisa) e gestor em áreas como: Administração, Organização Financeira, Recursos Humanos, Treinamento, Segurança Pública e Segurança Laboral. É Administrador das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), vice-presidente do Sinaerj, além de consultor.

Adm. Mara Darcy Biasi Ferrari Pinto

  • Mini Currículo


    Especialista em Gestão, graduada pela EBAP-FGV, programa em nível de pós graduação em administração pela UCLA, Estados Unidos. É membro da ABCA-Academia Brasileira de Ciência da Administração onde exerceu a Vice-Presidência e atualmente compõe o Conselho Diretor. Experiência consolidada em assessoramento, coordenação e execução de programas de capacitação, de gestão pública e de desenvolvimento institucional no Brasil e no exterior, especialmente em países da América Latina e da África. Atualmente consultora de Projetos Especiais no IBAM e professora nos programas de MBA e do CIPAD da FGV na área de gestão municipal, desenvolvimento local, governo e cidadania. Foi professora por 10 anos no curso de graduação da EBAP e Ass. Téc. do IBAM.

Adm. Clesio Guimarães Faria

  • Mini Currículo


    Bacharel em Administração de Empresas (1978) registro CRA 01.11764-5 Pós graduação em Marketing e Comunicação Empresarial – Professor concursado do Sistema Estadual de Educação desde 1982 – Professor Universitário: Universidade Veiga de Almeida – Cabo Frio – desde 2003 – Diretor da Faculdade da Região dos Lagos-Ferlagos 1999 a 2001 – Coordenador de Curso e professor da Faculdade da Região dos Lagos (1998 a 2005) – Secretário de Fazenda do Município de Cabo Frio 2005 a 2012 – Empresário no setor de turismo e construção desde 1976 – Delegado responsável pela Casa do Administrador na Região dos Lagos desde 2000.

Adm. Manoel Francisco D’Oliveira

  • Mini Currículo


    Administrador. Professor Universitário Representante do CRA-RJ responsável pela Casa do Administrador em Campos dos Goytacazes e Noroeste do Estado – RJ. Chefe do Gabinete do Diretor do Hospital Geral de Guarús Dr. Wilson Cabral Filho Foi perito judicial e Coordenador do CETEP – Campos dos Goytacazes.

Conselheiros Suplentes

Adm. Renata Motta Vasconcellos

  • Mini Currículo


    Administradora, Psicanalista, Consultora, Palestrante e Professora nas Áreas de atuação de Administração, Recursos Humanos, Qualidade. Atuação profissional na Actuality Consultoria Empresaria 2005, como Fundadora, Diretora, Administradora e Consultora, tendo como principais atividades o desenvolvimento dos projetos, consultorias, treinamentos e palestras. Atuou na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas entre 2005 e 2012, como consultora convidada e Membro do Comitê Técnico CB25 3; atuou no Sebrae RJ – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas entre 2003 e 2006, como consultora e instrutora. Também Membro da Comissão da Mulher Administradora do CRA-RJ; ex- coordenadora da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ. Durante sua experiência profissional como instrutora e professora, treinou e lecionou mais de 4 mil pessoas e, como consultora, atuou em mais de 200 empresas.

Adm. Paulo Roberto de Abreu Hollanda

  • Mini Currículo


    Administrador de Empresas e Análise de Sistemas graduado em 1977, com Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, Gerência Avançada de Negócios, Administração de Empresas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas-RJ, bem como especialização em Financiamento de Projetos de Transportes e Organização & Métodos pela Fundação Getúlio Vargas-RJ, Estratégia e Planejamento Empresarial e Gerenciamento de Processos Organizacionais – Rummler-Brache Group. Especialista em Regulamentação, Desenvolvimento Organizacional com larga experiência nas áreas de Organização, Sistemas & Métodos, Auditoria Operacional, Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos e Assessoramento, com ênfase na elaboração de diagnósticos, propostas de intervenção, estruturação e modelagem organizacional, gestão e desenvolvimento de sistemas organizacionais sob enfoques distintos, 28 anos em atuação gerencial.

Adm. Francisco Carlos Santos de Jesus

  • Mini Currículo


    Administrador e Advogado. Foi Secretário e Vice-Presidente de Fiscalização e de Registro no CRA-RJ; Representante do CRA-RJ em comissões, dentre elas do Ministério do Trabalho – TRABALHO DECENTE/Grandes Eventos; o Grupo do CFA/OIT/Nações Unidas – TRABALHO DECENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL; CFA – GESTÃO PUBLICA; Membro de Comissões do CRA-RJ, Conselheiro do Conselho Empresarial de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ACRJ. Foi Presidente da Comissão Eleitoral, Consultor/Palestrante e Coach junto ao SEBRAE, SENAR, SENAC, mais de 20 anos de experiência. Foi Conselheiro da OAB/RJ, Professor das Faculdades AVM e Redentor, Assessor do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, ocupou cargos de alta gestão junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro dentre eles de Subsecretário de Planejamento e Captação de Recursos. Foi Assessor Parlamentar na Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, no Senado Federal e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Adm. Carlos Eduardo Del Negro Sansone

  • Mini Currículo


    Bacharel em Administração de Empresa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); MBA de Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua na Eletronuclear (GCI.A – Gerência de Contratação de Bens e Serviços); Sinaerj (Diretor Adjunto); NUCLEOS (Membro Suplente do Conselho Deliberativo (2012 – 2015) e Coordenador do Conselho de investimento ( 2010 – 2015). Membro do Conselho do CRA-RJ (suplente).

Adm. Suely Santos Motta

  • Mini Currículo


    Experiência de 11 anos em Coordenação de Curso de Graduação presencial (em Administração) e de 2 anos em Pós-Graduação (tanto presencial quanto a distância). Experiência de 12 anos como Prof.ª Universitária e como Tutora de cursos de pós-graduação e MBA a distância. Experiência em elaboração de conteúdo para material didático de cursos a distância. Mestre em Gestão Empresarial – FGV; Pós-Graduada em Reengenharia, Gestão de Recursos Humanos e Complementação Pedagógica – Cândido Mendes . Na Frasce é professora assistente no Curso de Administração (desde 13); no IBMR é Coordenadora Adjunta do Curso de Administração e foi Coordenadora do Curso Tecnólogo em Recursos Humanos (2013 a jul/16); na Unigranrio foi coordenadora do Curso de Administração (2010 a 2015); na Unisuam foi coordenadora do Curso de Graduação em Administração (2004 A 2010); na Fundação Getúlio Vargas é tutora dos cursos FGV on-line (desde 2003) e foi assistente de Pesquisa (2003); na Sul América Seguros coordenou o Programa de Estágio e do Programa de EAD- 1997 a 2003.

Adm. Elioneide de Souza Silva Venâncio

  • Mini Currículo


    Pós-Graduada em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela FGV, Graduada em Administração de Empresa e em Psicologia, certificada pela ANAC-Agência Nacional de Aviação Civil, como Facilitadora em CRM – Corporate Resource Management. Possui especialização em Jogos de Empresas pela FGV e pelo CEFE- Competência Econômica de Formação de Empreendedores, Auditora de Qualidade pelo IBQN – Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear, Certificada, em Coach pela Lambent do Brasil, com Joseph O’Connor e Andréa Lages. Formação em Instrutores para Treinamento pela FGV Experiência na utilização de metodologias com abordagem multidimensional do ser humano e como coach .Atuou como participante e co-coordenadora do grupo CEIRES, da ABRH RJ. Participa do comitê gestor do grupo Movimento RH Rio e integrante da Comissão Especial de RH do CRA-RJ, Moderadora do Eixo Capital Humano da Rede Conarh/ABRH.

Adm. Antonio Marcos de Oliveira

  • Mini Currículo


    Registrado no CRA-RJ desde 1997, atualmente administra um tradicional edifício comercial no Centro da Cidade. Também é consultor de empresas e síndico profissional, com mais de 17 anos de experiência em cargos de chefia no setor privado. É diretor do SINAERJ e Conselheiro do CRA-RJ. Passagens profissionais: Força Aérea Brasileira; Fundo de Pensão da Portobras; empresas de telecomunicação e de administração imobiliária. Foi líder estudantil, tendo atuado como presidente de Diretório Acadêmico; membro do Conselho Departamental da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da UCAM; fundador da primeira Empresa Júnior daquela Universidade; diretor regional da Federação Nacional dos Estudantes de Administração e diretor da UEE/RJ. Condecorado pela GM-RIO com a Medalha Marechal Zenóbio da Costa, a maior comenda daquela instituição. Recebeu ainda dois Prêmios SECOVI-RIO, em 2010 e 2012, nas categorias “Condomínio Cidadão” e “Gestão do Síndico”, e Moções pela ALERJ e Câmara de Vereadores.

Adm. Yara Rezina

  • Mini Currículo


    Administradora, formada em 1975, FUMEC/Belo Horizonte, MG. MBA em Administração Pública, Gerenciamento Financeiro e de Projetos, Regulação de Serviços e Planejamento Estratégico pela FGV/RJ, em Engenharia Econômica pela Estácio de Sá/RJ e em Empreendedorismo e Inovação pela PUC/RJ. Reúne experiência em nível gerencial nas áreas de: planejamento e orçamento, finanças, desenvolvimento organizacional, negociação sindical, gerenciamento de projetos e marketing institucional. Trabalhou na Companhia Brasileira de Trens Urbanos durante 27 anos onde desempenhou diversas funções destacando o exercício de Adjunto de Diretor de Administração e Finanças, Assessora de Planejamento e Orçamento e Gerenciamento de Projetos financiados pelo BIRD. Atualmente trabalha com consultoria em Administração, é Coordenadora da Comissão Especial da Mulher Administradora e Conselheira Suplente do CRA/RJ. Em 2013 recebeu o Prêmio Honra ao Mérito em Administração – Categoria Contribuição Profissional, concedido pelo Conselho Federal de Administração.

Adm. Dácio Antonio Machado de Souza

  • Mini Currículo


    Administrador e Professor, Ex-Conselheiro Suplente do CFA (Mandato de Janeiro 2011 a Dezembro 2014), Ex-Conselheiro Suplente do CRA-RJ (Mandato de Janeiro de 2007 a Dezembro de 2010), Diretor Adjunto do Sinaerj – Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro (Desde Janeiro 2012), MBA em Gestão Estratégica Empresarial (FGV), Pós-graduado em Metodologia de Ensino/Docência Superior pela Faculdade de Filosofia. Ciências e Letras de Barra Mansa, graduação em Administração de Empresas – Faculdades de Barra Mansa (1982). Professor de Planejamento Empresarial Estratégico na Faculdade Sul Fluminense (licenciado). Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nos segmentos de Logística, Assessoramento de funções gerenciais, Suprimentos, Pregoeiro, Coordenação de Comissão de Licitação. Atualmente é Administrador na INB – Indústrias Nucleares do Brasil S/A, onde exerce a função de Gerente de Suprimentos.

Adm. Pedro Paulo Leite do Vale

  • Mini Currículo


    Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Moraes Junior, em 1990, é especialista em Gestão Hospitalar e de Projetos em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. É professor do Programa Proformar-RIO de formação profissional em saúde (Ministério da Saúde/PCRJ), trabalhou no Programa de Saúde da Baixada Fluminense, foi administrador de diversas Unidades de Saúde, no Município de São João de Meriti, onde foi também diretor administrativo do Hospital Infantil Abílio de Carvalho. Atuou como administrador na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, nas secretarias de Saúde e Administração; foi chefe do Serviço de Administração do Departamento de Endemias Samuel Pessoa/ENSP/Fiocruz. Atualmente é analista pleno de Gestão em Saúde da Fiocruz.